Inicialmente, as plataformas de ensino a distância surgiram como uma forma de transpor o ambiente de cursos presenciais para a modalidade online, focando em sua estrutura de conteúdo, ou seja, oferecer funcionalidades que viabilizassem o contato do aluno com os assuntos abordados.
Atualmente, uma estrutura mais completa é oferecida pelas plataforas ead: funcionalidades que possibilitem maior participação dos alunos.
E, desta forma, falamos de Aprendizagem Social!
Na prática e de forma bem resumida, podemos dizer que o Social Learning ou Aprendizagem Social é aprender com outros.
Assim, é a aprendizagem que ocorre entre as pessoas, compartilhando conhecimentos e experiências.
O Social Learning ou Aprendizagem Social se fundamenta na troca social (formal ou informal) do conhecimento, aliando caminhos de desenvolvimento diversificados, promovendo uma aprendizagem mais abrangente e duradoura.
Em cursos online e projetos de educação a distância (EAD) é preciso estimular o aprendizado informal ou social em que os alunos possam interagir, compartilhar, colaborar e debater ideias sobre a resolução de problemas.
É justamente neste ponto que você encontra a principal razão de adotar a aprendizagem social nos seus cursos online.
Neste artigo, mostraremos:
Antes de nos aprofundarmos, vejamos duas teorias que apoiam e mostram como a aprendizagem social realmente funciona.
Aprendizagem social ou Social Learning não é um conceito novo.
Pelo contrário! Ele integrou as teorias comportamentais e cognitivas da aprendizagem para fornecer um modelo abrangente que pudesse explicar a ampla gama de experiências de aprendizado que ocorrem no mundo real.
Inicialmente esboçado por Bandura e Walters em 1963 e detalhado em 1977, os princípios fundamentais da teoria da aprendizagem social são os seguintes:
A Aprendizagem Ativa é um modelo de instrução que enfoca a responsabilidade de aprender sobre os alunos.
Foi popularizado na década de 1990 pelo seu aparecimento no relatório da Associação para o Estudo do Ensino Superior (ASHE) (Bonwell & Eison, 1991).
Neste relatório são discutidas uma variedade de metodologias para promover a “aprendizagem ativa”, onde, para aprender, os alunos devem fazer mais do que apenas ouvir: eles devem ler, escrever, discutir ou estar engajados na resolução de problemas.
A aprendizagem ativa envolve os alunos em dois aspectos – fazendo coisas e pensando sobre as coisas que estão fazendo (Bonwell e Eison, 1991).
Fonte: Wikipedia
Para entendermos a visão do aluno, temos que entender o processo de aprendizagem.
De acordo com o Modelo 70/20/10 de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Utilizar a aprendizagem social, claramente facilita o aprendizado pela interação com as outras pessoas.
As empresas e instituições de ensino verão valor na aprendizagem social da seguinte forma:
Agora que você já conhece um pouco da teoria e das vantagens de estimular a aprendizagem social nos seus treinamentos e cursos online, vejamos algumas práticas de como aplicá-la.
Escolha iniciativas que:
Utilize técnicas como:
A utilização das redes sociais no dia-a-dia é cada vez maior e inquestionável.
Por isso, utilizar os recursos das redes sociais como as Páginas (Fanpages) e Grupos relacionados ao seu curso pode ser extremamente estimulante para os alunos.
Porém, quando a plataforma ead já disponibiliza este recurso, esta prática torna-se mais organizada.
O fórum de discussão também é uma das ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem social dentro de uma plataforma EAD, mas ela ocorre de forma mais direcionada e formal.
Além disso, o fórum tem como um objetivo o debate de ideias tendo o professor/tutor do curso como um mediador.
Crie tópicos que promovam a participação dos seus alunos de forma mais livre. Atue como um moderador, direcionando a discussão.
Hotscool, nós trouxemos os conceitos das redes sociais para dentro de uma plataforma EAD.
Cada curso online pode ter sua própria rede social com a sua própria timeline.
Você pode habilitar ou não este recurso em cada um dos seus cursos de acordo com os seus objetivos. E ela só ficará acessível para os participantes do seus cursos. Não é uma rede social aberta!
Por meio desta timeline, alunos e tutores poderão interagir, compartilhar ideias, imagens, vídeos e arquivos e experiências acerca do conteúdo de seu curso.
A Hotscool também utiliza a timeline para promover o engajamento dos alunos com o seu curso/treinamento.
Toda vez que um aluno completa um determinado módulo do seu curso, a Hotscool publica o evento na timeline, fazendo com que outros alunos se sintam estimulados a avançarem no curso, aumentando assim o engajamento e a experiência como um todo.
Além disso, a partir da timeline do curso, alunos e tutores tem acesso ao HotMessenger: um módulo integrado de bate-papo para a troca de mensagens em tempo real promovendo assim a integração entre alunos e a criação da sua rede de relacionamentos.
Assim como nos fóruns de discussões, gestores e tutores também poderão moderar as postagens realizadas na timeline do seu curso.
Você também poderá utilizar este recurso de Aprendizagem Social em seus treinamentos corporativos ou cursos online!
Que tal fazer um teste por 7 dias ? Basta ativar seu cadastro na Hotscool e avaliar esta importante funcionalidade que é uma tendência em educação a distância