Um programa de treinamento bem estruturado pode aumentar significativamente a produtividade e elevar o moral do time. Nós criamos esse passo a passo resumido em sete etapas. A ideia é que você consiga implementar por conta própria um programa eficaz.
Mas fique atento à sua execução. Um bom planejamento é importante, tanto quanto a execução. Siga esses sete passos e não tem erro.
Você possui uma necessidade e o programa de treinamento é para suprir essa necessidade. Você pode identificar essas necessidades através de uma queda de performance, o lançamento de um novo produto ou coletando ideias com os demais colaboradores. Procure alinhar essas necessidades com os objetivos da empresa.
Uma vez definido este objetivo geral, partimos para a parte específica do programa. Precisamos adaptar o objetivo para cada situação dos empregados. Por exemplo, no lançamento de um produto, como o setor que você vai implementar o treinamento deveria se comportar. O objetivo precisa ser claro, razoável, alcançável, mensurável e relevante.
Tenha um roadmap claro antes da construção do conteúdo. Mantenha sempre em mente as necessidades dos funcionários e não do interlocutor. Sempre priorize conteúdo ao redor do seu objetivo. Adote alguns princípios de treinamento, vamos falar mais sobre eles a seguir. Utilize de situações práticas e próximas da realidade. Crie um espaço para interação, com questionários, por exemplo. Mantenha as lições curtas e de fácil absorção. Mantenha uma leve conexão de uma seção para a outra.
Lembre-se que você está treinando adultos. Em alguns momentos são colaboradores com anos de experiência na atividade que realizam. Leve em consideração que eles são orientados por metas e objetivos claros. Utilize uma metodologia que os ajude a avançar na sua carreira. Busque envolver o usuário com tarefas práticas e claras. Alinhado a um bom fluxo de treinamento, estabelecido no passo anterior, o aprendizado é natural e prazeroso para o aluno.
Chegou a hora de colocar a mão na massa. Comece seguindo seu cronograma e crie os materiais do programa. Na Hotscool existem vários formatos que você pode utilizar para auxiliar no aprendizado do colaborador, dentre eles: vídeo-aulas, pdfs, questionários etc.
Aqui, toda a construção do programa se findou. Procure organizar as atividades através de uma agenda flexível ao colaborador. Lembre-se que o aprendizado acontece dentro do seu local de trabalho e muitas vezes ele pode ser interrompido.
Ao final de cada treinamento busque coletar informações relevantes sobre o progresso dos colaboradores. Dessa forma, nos futuros treinamentos você pode melhorar o impacto que o treinamento exerce para os indicadores de desempenho da empresa, o engajamento dos colaboradores ao assistir as aulas e a evolução entre um treinamento e outro.
Procure manter uma regularidade de treinamentos. A Hotscool é uma plataforma que foi desenvolvida para tornar fácil a criação da universidade corporativa. Você recebe a ajuda dos nossos consultores para implementar essa importante ferramenta.